sexta-feira, 12 de junho de 2009

Obra Póstuma


conto o passar dos anos
no aumentar da estante
nos volumes de livros a vida vai-se indo
lenta e paginada

entre capas, capítulos e introduções
sofro meu posfácio

ao contemplar a estante escorada uma à outra
umas às outras...

e assim por diante
os volumes as extravasando
páginas e mais páginas de mim
corridas por olhos que sequer vi

acumulo volumes enquanto passo a existência
a chorar notas de rodapé que não me explicam
a dobrar orelhas para marcar
o importante de mim

lá se vai nova dobra
marcado fico
paginado
dia a dia

conto os dias que me faltam
na última estante vazia
que livro será o último?
o que lerei antes de abandonar esta veste de peles?
este corpo de tantos livros
e tão pouca humanidade

o livro, o último,
leio sem marcador
e sempre esqueço onde parei.